Apreensão em Londrina reforça alerta sobre riscos de jogos ilegais ao comércio

Publicação
09/02/2026 - 16:18

 

A apreensão de máquinas irregulares realizada pela Polícia Militar do Paraná no último domingo (8), em um estabelecimento localizado na Rua Guaporé, região central de Londrina, reacende o alerta sobre os riscos jurídicos e de imagem enfrentados por comerciantes que permitem a exploração de jogos ilegais em seus pontos de venda.

A ação ocorreu por volta das 17h35, após a equipe policial ser acionada pela Central de Operações com a informação da possível existência de equipamentos ilegais no local. Logo na entrada, em local visível ao público, foram encontradas duas máquinas ostentando adesivos que faziam referência à Loteria do Estado do Paraná (Lottopar).

Entretanto, durante a abordagem, um dos responsáveis informou que havia outras máquinas no depósito e conduziu espontaneamente a equipe até o local, onde foram localizados mais dois equipamentos, aparentemente sem autorização e desligados no momento da fiscalização. As quatro máquinas foram apreendidas e encaminhadas ao cartório da Polícia Militar. Os responsáveis pelo estabelecimento foram notificados e tiveram lavrados contra si um Termo Circunstanciado de Infração Penal (TCIP), além de receber orientações sobre os procedimentos legais cabíveis.

A Polícia Militar é reconhecida pelo trabalho constante no combate a práticas ilícitas, e a atuação em Londrina merece destaque por coibir uma atividade que segue sendo crime no Brasil, mesmo quando apresentada sob falsas alegações de regularidade.

Operação policial semelhante ocorreu no fim de janeiro, quando policiais militares da 2ª Companhia do 25º BPM, em Iporã, também apreenderam máquinas ilegais e encaminharam o responsável à delegacia. O dono do estabelecimento já havia assinado um termo, com o Ministério Público, se comprometendo a não oferecer máquinas ilegais em seu comércio.

Alerta - A manutenção de máquinas ilegais ou qualquer outra forma de jogo não autorizado em bares, mercados, conveniências ou estabelecimentos similares expõe o comerciante a sérias consequências legais. A legislação prevê apreensão de equipamentos, responsabilização criminal e outras sanções, independentemente de o jogo pertencer a terceiros ou estar apenas “em teste” no local.

Além do aspecto jurídico, há impacto direto na reputação do negócio. Estabelecimentos associados a práticas ilegais perdem credibilidade junto aos clientes, fornecedores e parceiros comerciais, comprometendo a confiança construída ao longo do tempo.

A Lottopar reforça que somente jogos e apostas expressamente autorizados podem ser explorados no Paraná. Qualquer outra modalidade, seja física ou online, é considerada ilegal e passível de sanções.

A população pode e deve colaborar com o combate aos jogos ilegais. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 181 ou pelo site Disque-Denúncia ( www.denuncia181.pr.gov.br ) contribuindo para a atuação das forças de segurança e para a proteção do comércio legal, do consumidor e da sociedade como um todo.

A orientação permanece clara: antes de permitir qualquer tipo de jogo ou aposta em seu estabelecimento, o comerciante deve verificar se a atividade é legal, regulamentada e devidamente autorizada.

GALERIA DE IMAGENS