Lottopar reforça compromisso com prevenção a ilícitos em curso internacional

Publicação
02/10/2025 - 16:48

 O diretor técnico, Rafael Halila Neves e o chefe de Gabinete, Pablo Wosniacki, da Loteria do Estado do Paraná (Lottopar) participam, nesta semana, de curso promovido pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e pelo Grupo de Ação Financeira da América Latina (Gafilat) sobre as normativas direcionadas à Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Combate ao Financiamento do Terrorismo (PLD/FTP) e Financiamento da Proliferação de Armas de Destruição em Massa (PFADM).

 O treinamento tratou do papel das Atividades e Profissões Não Financeiras Designadas (APNFD), categoria que inclui, por exemplo, corretores de imóveis, joalheiros, empresas de fomento mercantil e contadores, destacando a importância da conformidade regulatória desses setores na luta contra crimes financeiros.

 Para ampliar o conhecimento sobre as normativas do Grupo de Ação Financeira (Gafi) no Brasil, o evento conta com a presença de palestrantes da Espanha, trazendo uma perspectiva internacional que visa garantir maior segurança nas relações do mercado lotérico. O Gafi ou FATF(Financial Action Task Force) em inglês, é uma entidade intergovernamental promotora de políticas internacionais para combater a lavagem de dinheiro, o financiamento do terrorismo e outras ameaças à integridade do sistema financeiro mundial. 

 Além da Lottopar, participaram do curso a Loteria do Estado da Paraíba (Lotep) e a Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA), reforçando a atuação coordenada entre entes do setor. A participação da Lottopar neste curso é de extrema importância para o desenvolvimento e a regulamentação do mercado lotérico no Paraná. O aprofundamento nas diretrizes de PLD/FTP e PFADM fortalece a integridade e a transparência das operações da loteria estadual, assegurando que o setor atue com as melhores práticas de compliance e contribuindo ativamente para a segurança do ambiente de negócios.

GALERIA DE IMAGENS