A Loteria do Estado do Paraná (Lottopar) anuncia, nesta terça-feira (16), a inclusão de novos membros na comissão dedicada à Prevenção à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Proliferação de armas de destruição em massa (PLD/FTP). Esta medida, formalizada pela Portaria nº 60, revoga a Portaria nº 31, de 19 de maio de 2025, e reforça o compromisso da Lottopar em aprimorar continuamente seus mecanismos de controle para combater atividades ilícitas.
A comissão agora é composta por seis integrantes sob a liderança do presidente Fabio Veiga. O grupo passa a contar com Rafael Halila Neves como vice-presidente, Renata Chaiene Nunes de Meneses como primeira secretária, Pablo Augusto Wosniacki como segundo secretário, e os membros Amanda Helen Ferreira, Juliana Rumi Shikasho Liider e Washington Lemos Filho.
Com caráter consultivo, deliberativo e propositivo, a comissão tem a finalidade de desenvolver, implementar e aprimorar políticas e controles internos de PLD/FTP. Entre suas atribuições, estão:
•Aprimorar o plano anual de auditoria de PLD/FTP: A comissão será responsável por uma avaliação independente da eficácia das políticas e controles internos da Lottopar.
•Intensificar a fiscalização das obrigações de PLD/FTP: O grupo supervisionará a comunicação de operações suspeitas a órgãos competentes, garantindo o cumprimento rigoroso da legislação.
•Revisar e aprimorar o plano de capacitação para colaboradores, concessionários e parceiros comerciais: O objetivo é garantir que todos os envolvidos estejam atualizados sobre as melhores práticas na prevenção de ilícitos financeiros.
O presidente da comissão, Fabio Veiga, continuará atuando como o principal ponto de contato com o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF).
A Lottopar reafirma seu compromisso com a transparência e a segurança, garantindo que suas operações sigam as melhores práticas nacionais e internacionais na prevenção de ilícitos financeiros.