Lottopar é convidada para representar o setor de loterias estaduais na Cúpula Ibero-Americana do Jogo

Encontro reuniu  os principais protagonistas do setor, a fim de discutir os desafios regulatórios enfrentados e disseminar boas práticas entre os mercados regulados

18/05/2024 - 09:26

Durante os dias 13, 14 e 15 de maio, em San Juan, Porto Rico, mais de 150 participantes se reuniram para a 8ª Cúpula Ibero-Americana de Jogos. Os principais protagonistas do setor discutiram a situação da indústria na América Latina, os desafios regulatórios enfrentados com o avanço da tecnologia e a experiência de países dessa região.

Ao final do encontro, que reuniu 150 representantes de órgãos reguladores de dez países com discussões sobre as políticas do Jogo Seguro e Jogo Responsável na América Latina, foi assinado um memorando conjunto para intercâmbio de informações nos eixos temáticos de regulação, internacionalização, segurança e inovação, com a disseminação das boas práticas entre os mercados regulados.

Os reguladores desses dez países que participaram dessa edição ratificaram o seu compromisso, apoio e interesse em gerar e fortalecer a comunicação entre todos os atores do setor, além de discutir a situação atual da indústria e trocar ideias e experiências com o objetivo de fortalecer as relações entre empresas de jogos e entidades governamentais.

Para o diretor-presidente da Lottopar, Daniel Romanowski, esse encontro foi fundamental para fortalecer ainda mais o mercado lotérico regulado, com troca de experiências e informações entre os principais mercados da América Latina. “Nesses três dias ficou bem claro que o mercado regulado é o caminho para que os operadores possam expandir seus negócios, mas dentro de determinadas regras e normas que trazem segurança para todos. Em um mercado regulado, oferecemos segurança jurídica para quem quer investir e por outro lado disponibilizamos ferramentas que protegem os apostadores, deixando esse entretenimento mais saudável e seguro”, afirmou Daniel.

Daniel Romanowski disse ainda que “o mercado lotérico não deve continuar sendo estigmatizado, pois os operadores autorizados no Paraná, com a regulamentação e a fiscalização da Lottopar, ajudam a  impulsionar a economia com geração de emprego, inovação e desenvolvimento tecnológico e com retorno social para toda a população”.

O Presidente da Coljuegos e regulador colombiano, Marcó Emilio Hincapié, destacou que “Durante a Cúpula, buscamos fortalecer o trabalho regional por meio da criação de uma Comissão Latino-Americana de Reguladores, com o objetivo de avançar na regulamentação, levando em consideração tanto as particularidades regulatórias de cada país quanto os desafios enfrentados pela indústria. Da mesma forma, aproveitamos este importante encontro para propor a criação de uma Loteria Ibero-americana”.